quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ÓLEO DE PRACAXI PARA OS CABELOS


Conhecido na Amazônia como uma madeira boa de queimar o pracaxi foi consumido quase que totalmente na foz do rio Amazonas, hoje o Ministério da Agricultura começa a coletar dados para a certificação orgânica do fruto, um avanço sem precedentes para a história deste espécime. Ó óleo extraído pela minha avô no século passado era consumido nas feridas, ferrada de cobras, aranhas e arraia, quando passava de um ano para o outro formava uma manteiga amarela no fundo, minha avô separava e dizia “ esta manteiga vai para o cabelo das caboclas”. As caboclas em questão eram moçoilas que a ajudavam a fazer quitutes para as festas da cidade, minha avô era uma grande cozinheira, além de erveira.
A manteiga de pracaxi era então disputada, as meninas utilizavam a manteiga no couro cabeludo para prevenir das caspas e seborreias e fortificar o cabelo, colocava pela manhã uma hora antes do banho, depois lavava com sabão de coco, xampu era luxo demais naquela época. Nas pontas o óleo mesmo em cabelos oleosos conseguia maravilhas naqueles cabelos castigados pelo sol e pela poeira da roça e da beira dos rios, nas lavagens de roupa semanal.
Hoje a Universidade Federal do Pará comprova a sua eficácia como emoliente, já existem aplicações nos Estados Unidos e França para os cabelos. Ele tem uma estrutura graxa que faz com que antes da escova facilite a passagem da escova e depois uma proteção que fecha as cutículas retêm umidade sem a presença de frizz, talvez pela minúscula espessura dos fios de cabelo as moléculas oleosas se comportem como se ainda estivessem agrupadas “arrumado” os fios em camadas mantendo o penteado por muito mais tempo. Em tratamentos térmicos o óleo de pracaxi se comporta como um silicone, preparando os fios e mantendo o tratamento por muita mais tempo, sua capacidade antioxidante, protege contra o sol, fumaça, poeira, podendo ser utilizado discretamente diariamente, nutrindo os cabelos, que passam a ter um brilho especial e movimento natural.

Nenhum comentário: