quarta-feira, 15 de setembro de 2010


VOCE JÁ OUVIU FALAR DA TATAÍRA NO AÇAÍ?

A tataíra Oxytrigona tataíra é uma abelha que faz a sua colméia nas copas dos açaizeiros na Amazonia. Bem, creio eu que pela primeira vez as abelhas participaram de um comercial sobre açaí, por que a única vez em que subimos em um açaizeiro de camisas manga compridas é saco na cabeça e quando tem tataíra no açaizeiro.

Até o momento os meus leitores ainda não entenderam aonde quero chegar, pois bem eu explico, a Amazônia esta na direção dos holofotes da mídia nacional e mundial atualmente em função da explosão de consumo do mais variado tipo de produtos naturais que começam a ganhar espaço na mesma, mais especificamente o açaí que esta sendo aplicado nos mais variados setores da indústria, da alimentícia a cosmética, neste embalo uma empresa de cosméticos resolveu colocar na mídia uma propaganda sobre os seus cremes e perfumes de açaí mostrando um “peconheiro” subindo em uma árvore de açaí de camisas manga comprida e calça cumprida e ainda por cima um chapéu na cabeça, sabem quando isso acontece na vida real? Nunca. A não ser que no açaizeiro tenha tataíra, só que o chapéu tem que ser substituído por um saco de ráfia ou sarrapilheira, pois as abelhas aspergem um líquido caustico que queima como fogo, daí também esta abelha ter o nome caga-fogo.

Achei que teria que esclarecer este detalhe pois achei uma falta de conhecimento da empresa que inclusive tem uma fabrica em Benevides no Pará e tem especialista que vem nas comunidades e com toda a certeza já viram a colheita do açaí. Talvez por uma questão do politicamente correto este anuncio esteja sendo veiculado desta forma , porem temos que mostrar fatos verdadeiros e não um conto de fadas, mesmo em comerciais que tenham como objetivo a venda de seus produtos, são destas formas que se divulgam absurdos sobre a nossa região e o pior é que passam a ser verdades, já imaginou uma empresa chegando aqui na Amazonoil e querendo comprar óleo ou extrato glicólico de açaí e colocando como condição para a compra de nossos produtos que os “peconheiros” que nos fornecem açaí trepem nos açaizeiros como os “peconheiros” do comercial. Seria um caos, e seriamos motivos de chacota, seria sim interessante que tivéssemos mais cuidados e proteções contra acidentes de trabalho, inclusive comuns na época da colheita, porem fazemos isso a séculos é a nossa cultura, que em certos casos tem que ser moldada a questões de segurança exigidas pelas leis do mundo moderno, porem veicular na mídia nacional uma mentira não resolve o problema. Já existem plantios de açaí em que são utilizados métodos de mecanização onde o “peconheiro” fica de fora. Será esta a solução? Penso que não, temos que juntar forças e não perder esta oportunidade de exploração e preservação da floresta, procurar métodos em que o “peconheiro” se sinta confortável e seguro e não fora da cadeia produtiva, pois, como sempre digo temos que aproveitar para preservar.

Vejam um peconheiro de verdade. fonte site www.aromasesabores.com.br

Nenhum comentário: